Selênio Para que Serve, Benefícios

A presença de minerais nos alimentos é considerada uma grande fonte de nutrientes que promovem a saúde do corpo. O selênio é um elemento traço essencial para a saúde humana, pois contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, promovendo a produção de células T e hormônios.

História

História do Selênio. Foi descoberto pela sueca Jon Berzelius em 1817. Os serviços solicitados fábrica Gripsholm, como durante a produção de ácido sulfúrico, a notável presença de um líquido avermelhado que, quando submetidos ao calor, emitia um odor desagradável. Ao investigar, foi quando ele determinou que este líquido era selênio. Anos depois, com o avanço das técnicas de pesquisa, foi possível detectar a presença de selênio em diferentes minerais, embora em proporções mínimas.

Na tabela periódica tem o número atômico 34 e tem massa atômica de 78,96 g / mol. Sua importância é tal que os baixos níveis estão associados, por exemplo, no homem com a presença de câncer de próstata. Alguns estudos da Espanha e da Argentina demonstram a relação acima mencionada. A deficiência de selênio pode causar neurológico, cardiovascular, reumatismo, artrite, doenças problemas digestivos, entre outras doenças. As plantas com maior biodisponibilidade de selênio vêm de solos ricos nesse microelemento, como observado no trigo que é semeado nos Estados Unidos.

Benefícios

Benefícios do Selênio. Apesar de ser considerado um elemento tóxico, o selênio tornou-se um mineral de grande importância para a saúde humana . Os resultados das pesquisas sobre o selênio estão associados à neutralização dos radicais livres, redução do risco de certos casos de câncer, como o câncer de próstata (verificado por estudos médicos), pulmão e cólon.

Também é considerado essencial no tratamento de doenças degenerativas, uma vez que impede o progresso das mesmas. Ajuda na desintoxicação do organismo e previne contra acidentes vasculares cerebrais. Tem um papel importante na estimulação da glândula tireoide , favorecendo a produção de hormônios. Da mesma forma, é recomendado em certos casos de intoxicação por metais, uma vez que inibe os efeitos tóxicos dos metais pesados. Também melhora a fertilidade do homem e, por sua vez, favorece a gravidez.

Atua no metabolismo de gorduras, crescimento de pelos e unhas. No caso de sua recomendação para determinadas doenças, o fato de reduzir os efeitos das hepatites B e C e da AIDS tem sido destacado. Tem benefícios no caso de condições no nível do cérebro: combater estados de humor negativos, como depressão e ansiedade, melhora os sintomas epiléticos, a doença de Alzheimer. Ao nível do sistema cardiovascular, evita cardiomiopatia em crianças pequenas.

Propriedades

Propriedades do Selênio. O selênio encontra funções bioquímicas no corpo humano, parte do nível celular de glutationa peroxidase, e tem propriedades antioxidantes quimiopreventivos para inibir a proliferação de células neoplásicas. Estudos médicos indicam que um alto consumo de selênio reduz os riscos de câncer de próstata e pulmão em 63 e 50%, respectivamente.

Sintomas na ausência de selênio

A ausência de selênio no corpo é expressa nos seguintes sintomas:

  • Presença de envelhecimento prematuro do organismo.
  • A pessoa começa a sofrer de problemas visuais.
  • Aumentar o risco de doença cardiovascular.
  • Inflamações articulares ocorrem.
  • O sistema imunológico enfraquece, apresentando maior sensibilidade a intoxicações químicas e alimentares.
  • Parando o crescimento
  • Diferentes tipos de carcinomas podem se desenvolver.

Doses requeridas pelo corpo

Os seres humanos ao longo da vida têm diferentes exigências de selênio. Portanto, as seguintes diretrizes devem ser levadas em conta:

  • Bebês entre o nascimento e 6 meses devem consumir 15 mg.
  • Bebês de 7 a 12 meses são recomendados 20 mg. O mesmo se aplica aos bebês de 1 a 3 anos de idade.
  • Crianças de 4 a 8 anos devem consumir 30 mg.
  • Crianças de 9 a 13 anos devem consumir uma dose de 40 mg.
  • Adolescentes entre 14 e 18 anos, 55 mg são recomendados.
  • Adultos com 19 anos ou mais devem consumir 55 mg.
  • Mas nos casos de gestantes, 60 mg e no período de lactação a dose deve ser de 70 mg.

Também foi observado que fumantes, alcoólatras ou pacientes com doença de Crohn (doença inflamatória crônica do intestino), apresentam deficiências de selênio. Por outro lado, certos medicamentos usados ​​para combater o câncer podem diminuir o selênio na corrente sanguínea.

Fontes naturais de selênio

A natureza tem uma gama de produtos que fornecem selênio ao corpo, mantendo uma boa saúde. aspargos, brócolis, pepino, nozes, aveia, sementes de abóbora, alho, cogumelos, feijões, fermento, pão, sardinhas, carne e ovos: Abaixo portadores alimentos selênio é apresentado.

Países e níveis de selênio

O selênio é um mineral vital nos processos metabólicos do organismo. Sua ausência ou baixos níveis sanguíneos (miligramas) podem causar sérios distúrbios com sérios riscos à saúde. Em alguns países há preocupação porque os níveis encontrados na população estão abaixo do padrão apropriado. É o caso da Espanha, onde os níveis não são considerados ótimos. Mas na Europa, em geral, a ingestão de selênio foi reduzida devido a mudanças nos hábitos alimentares. Os Estados Unidos são o país com os níveis mais altos, com doses diárias de 70 mg de selênio nos homens e 55 mg nas mulheres.

No nível da América Latina, existem poucos estudos sobre o minério. Na Colômbia, tem havido interesse em conhecer os níveis plasmáticos da população. Um estudo realizado em Antioquia mostrou que era da ordem de 40 mg. A Costa Rica também manifestou interesse em respeitar a questão e realiza pesquisas nesse sentido. No Brasil, é da ordem de 55 mg por litro de plasma.

Todos esses dados orientam sobre a necessidade de fortalecer a ingestão de micronutrientes para fortalecer o organismo contra os riscos de contrair doenças que levam a resultados fatais.

Colaterais do Selênio

Embora o uso de selênio seja recomendado como agente promotor da saúde e para combater certas doenças, seu consumo, em alguns casos, pode afetar a saúde da pessoa. Alguns dos seguintes sintomas podem ocorrer:

  • Presença de vômitos recorrentes.
  • Fadiga, fadiga ou falta de força.
  • Condições das unhas, como fraqueza, estrias ou inflamação.
  • Aumento da sensibilidade das mamas
  • Afecções no couro cabeludo, que levam desde o aparecimento de cabelos grisalhos até a queda de cabelo.
  • Entre outros sintomas

Contraindicações do consumo de Selênio

O selênio, em doses elevadas, pode ser muito tóxico para o corpo. Da mesma forma, certos efeitos podem ser apresentados que desfavorecem a saúde. Este elemento é conhecido por sua capacidade de fluidizar o sangue, afetando o processo de coagulação. Para aquelas pessoas que vão se submeter à cirurgia, seu consumo deve ser evitado, pois pode haver risco de hemorragia. Além disso, pacientes com medicamentos prescritos, como aspirina ou similar, não devem usar selênio.

Pacientes com hipotireoidismo devem consultar seu médico antes de consumir selênio, pois pode haver uma possibilidade de a doença se tornar mais grave. O mesmo se aplica às pessoas que superaram o câncer de pele, já que pode haver recaída.

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